terça-feira, 6 de maio de 2014

Coisas básicas que todo guitarrista deveria saber

Esses dias estive lendo alguns blogs e artigos de revistas direcionadas à guitarristas e me deparei com dois ou três artigos se referindo à esta pauta.
É fato que muitos de nós quando escutamos nossos ídolos queremos logo sair tocando como eles em um passe de mágica... É a empolgação!
Enfim, resolvi humildemente compartilhar algumas das dicas que li e espero que achem legal.


1) Afine sua guitarra
Parece óbvio, mas acreditem, eu já presenciei muitos caras tocando com guitarra desafinada e matando a banda toda. Além do mais, existem pedais afinadores, afinadores de contato, iPhone, iPad, diapasão, enfim não há desculpas para não ter sua guitarra afinada.

2) Toque no tom
É o básico! Quer improvisar, conheça as notas do braço da guitarra ou pelo menos decore os desenhos das escalas e como utilizá-las. Você não precisa decorar um solo de cabo a rabo, mas ao improvisar, mantenha-se no tom e o mais importante: saiba o que esta fazendo.

3) Segure as notas
Ser rápido é demais! Sem dúvidas! Mas não há nada de errado em segurar uma nota um pouco mais. No fim de uma frase, fica bem legal, faz com que a platéia pense e sinta o que você esta fazendo e de quebra, segurar uma nota faz com que você pareça mais rápido do que realmente é! 

4) Aprenda novos licks
Cara, são os licks que fazem as lendas, que fazem os solos marcantes!
Saia da sua zona de conforto, aprenda pelo menos dois novos por semana! 
Licks podem ser aprendidos observando e ouvindo outros guitarristas ou inventados em suas experimentações durante seu estudo. Sabia que o lick na introdução de Sweet Child O' Mine do Guns n' Roses saiu sem querer? Era um exercício de aquecimento que o Slash fazia antes dos ensaios.

5) Aprenda a construir frases
Solar é como falar, notas compõem frases que compõem o solo. É parte da história que a música conta.
Aprenda a fazer seus licks, teste, experimente. Estudar guitarra não é apenas velocidade, trata-se também de experimentação. A propósito, quem disse isso foi Paul Gilbert.

6) Use o vibrato
Caras, isso muda tudo!
Experimente tocar uma nota seca e depois com um bom vibrato. Parece outra coisa, certo? Invista neles! Fique bom neles e aprenda a fazer diferentes tipos de vibratos em suas frases.

7) Aprenda a fazer um bom bend
Um bend bem feito soa fodasticamente, um bend ruim pode ser trágico e arruinar o resto.
Pratique, exaustivamente sem trégua. É mais difícil do que parece, mas o resultado vale a pena.

8) Tenha um timbre matador. Sempre.
Isso é tão importante quanto afinar seu instrumento.
Aprenda a regular seu equipamento e aprenda bem. Aprenda o que cada um dos botões de cada um de seus pedais e amp fazem, e caso não toque com seu set, gaste tempo para aprender e regular o equipamento que irá utilizar. Portanto, em linhas gerais, aprenda a regular e a lidar com equipamento de palco, nunca se sabe quando seu amp pode ir para o conserto no dia da sua apresentação e o publico não vai estar interessado em seus problemas.

9) Aprenda a ter timing...
Com a banda.
Às vezes passamos tanto tempo sem banda tocando em nossos quartos que nos esquecemos de como é tocar com gente de verdade.
Alguns guitarristas parecem estar tocando em uma bolha ou com backingtracks.
Analise o contexto da música, acompanhe a banda para ser acompanhado.
Sair soltando uma chuva de solos e licks não faz de você um guitarrista melhor, mas o timing te mostra como um músico mais maduro.

10) Equalise seu volume com o resto da banda
Tem a ver com a dica 8 e parece um tanto obvio, mas é algo muito mais complicado ainda se você faz parte de uma banda com dois guitarristas.
Não importa se você não teve passagem de som, é imperativo que você o faça e bem feito.
Como guitarrista, lhes digo sem delonga a regra básica: abaixe o ego e o volume para escutar a banda como um todo, e se você for o guitarrista solo, lembre-se que o base também precisa aparecer, ou tudo ficará uma porcaria, além disso ninguém gosta de um fominha. Você esta em uma banda e a banda precisa parecer fantástica, se não se escuta por falta de retorno, pode comprar também um retorno auricular, mas não há desculpas para encobrir seus comparsas.

11) Finalmente a mais importante: Bom senso
Eu gostaria muito de tocar For The Love of God, mas eu toco "marromenos". Então não toque em uma apresentação. Ensaie até que fique realmente For The Love of God.
Não sou muito bom em two hands, mas vou fazer mesmo assim. Não faça no palco, estude.
Você não precisa decorar nota por nota de um solo, mas fique no tom e tente ao menos fazer as frases mais marcantes e o mais importante, faça bem feito.
A mensagem principal é, faça bem feito o que se propõe a fazer ou estude para fazê-lo. Isso fará de você aos olhos do público um bom guitarrista, pois eles o verão fazer o que faz bem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário